Estimadas(os) Colegas,

Do inquérito que o STRN efetuou referente às condições de trabalho (formulário que podes preencher clicando AQUI ou través do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeEhr3Sc8YTBnGzzVSLOc4oceXv5PtXgrzTpOWNy6CqbUKjiQ/viewform), resulta, entre outros, a preocupação e desconhecimento quanto ao pedido a formular, junto do IRN, IP, relativamente aos materiais/equipamentos ergonómicos essenciais para o exercício da atividade profissional.

As respostas vão desde o desconhecimento de como agir até à falta de resposta, por parte do IRN.IP. 

Este esclarecimento visa informar todas/os as/os trabalhadores do modo como podem solicitar os referidos materiais/equipamentos, junto do IRN, IP. 

Esclarecemos que a Ergonomia é o estudo das funções do corpo humano durante a execução de um trabalho ou das tarefas realizadas diariamente. Quando falamos de ergonomia relacionada ao local de trabalho, trata-se de projetar postos de trabalho, equipamentos e acessórios adequados à atividade que se exerce e com o objetivo de minimizar os fatores de risco e fornecer aos trabalhadores a melhor postura corporal para executar suas tarefas.

Ora, como bem sabemos, esta não é uma preocupação do IRN, IP, que insiste em não ter uma medicina do trabalho efetiva e de cariz preventivo, sendo que, não dá resposta adequada e célere aos pedidos de fornecimento de materiais/equipamentos, por parte dos trabalhadores.

Acresce que muitos dos pedidos formulados pelos trabalhadores ficam esquecidos na gaveta até as/os próprias/os também desistirem.

MAS NO STRN NÃO DESISTIMOS!

Os trabalhadores têm direito a receber o material ergonómico, que os seus médicos prescreverem e o IRN, IP tem o dever de o fornecer de forma célere e de modo a não agravar a condição de saúde do trabalhador que requer o material/equipamento.

Os trabalhadores podem solicitar ao IRN, IP, entre outros, os seguintes materiais/equipamentos: cadeira ergonómica com especificações, apoio lombar, braços e número de rodas, rato ergonómico, tapete de rato ergonómico, teclado ergonómico, barra de apoio ao teclado, banco de apoio para pés e todo o material/equipamento que o médico entender ser benéfico para o exercício da atividade laboral.

A estes equipamentos podemos juntar, por exemplo, computadores de determina dimensão com monitor antirreflexo e lâmpadas LED.

Nenhum trabalhador deve exercer a sua profissão em condições que possam vir a prejudicar a sua saúde.

Se estás nestas circunstâncias, remete um e-mail para strn@strn.pt e diz-nos se já formulaste o pedido ao IRN, IP ou se o pretendes fazer. Remeteremos, de imediato, minuta para efetuar o pedido ao IRN, IP, contactos e a melhor forma de o fazer.

Além deste apoio, acompanharemos o pedido formulado, junto do IRN, IP e garantimos que o pedido nunca ficará esquecido.

Com os melhores cumprimentos,

A DIREÇÃO NACIONAL

Scroll to Top