Estimadas(os) Colegas,
Em 21/09/2023 o STRN solicitou a colaboração de todos os trabalhadores no sentido de exporem as condições dos seus serviços, através do preenchimento, anónimo, do formulário clicando AQUI ou través do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeEhr3Sc8YTBnGzzVSLOc4oceXv5PtXgrzTpOWNy6CqbUKjiQ/viewform
E, porque é este formulário/inquérito importante?
Porque permite ao STRN a perceção objetiva das reais e especificas condições de trabalho nos diversos serviços dos registos.
Não obstante as respostas servirem, para o STRN, como ferramenta de trabalho e avaliação concreta do estado dos serviços dos registos, entendemos, ainda assim, que o mesmo deveria ser anónimo de modo a salvaguardar a participação de todos. Importa-nos ter o retorno das condições de trabalho e não de quem o faz.
Muitos trabalhadores responderam ao repto e reportaram as condições das suas conservatórias, mas, para que o STRN possa agir em conformidade, queremos que mais trabalhadores colaborem connosco de modo a possibilitar a luta pela melhoria das condições de trabalho. Nesse sentido solicitamos a colaboração de TODOS.
Face a este cenário que muitos de nós vivenciam, diariamente, o cruzar dos braços não é a solução. Podem querer fazer-nos acreditar que são situações normais…Mas NÃO! NÃO SÃO!
NÃO NOS PODEMOS RESIGNAR A ESTA (A)NORMALIDADE QUE NOS QUEREM IMPOR!
CALAR É ACEITAR TRABALHAR EM CONDIÇÕES INDIGNAS ! CALAR É ACEITAR QUE ESTAMOS BEM E QUE MERECEMOS O QUE NOS DÃO!
As condições de trabalho inqualificáveis e inadmissíveis condicionam, de forma grave, a saúde física e mental de todos quantos se encontram expostos a esta deplorável realidade e que se reflete, inevitavelmente, na produtividade, qualidade do trabalho, motivação e equilíbrio entre a vida social e profissional.
Exigimos do Governo e do IRN, IP uma ação imediata para reverter essa situação. É imperativo garantir condições laborais dignas o que apenas se alcançará com a participação unida de todos os trabalhadores na denúncia das condições de trabalho.
O STRN SÓ PODERÁ DENUNCIAR NA IMPRENSA, EFETUAR AÇÕES DE PROTESTO COMO AS DE GÓIS E PENAMACOR, BEM COMO AGIR JUNTO DO IRN, IP, OU JUDICIALMENTE, SE OS TRABALHADORES NOS REPORTAREM AS SITUAÇÕES que ocorrem nos diversos serviços dos registos.
Garantimos o total anonimato de quem nos reportar as situações, uma vez que este formulário, diferentemente de outros, não recolhe nenhum elemento de identificação.
Neste sentido, apelamos a todos os Conservadores(as) de Registos e Oficiais de Registos que colaborem no sentido de nos informarem das condições de trabalho que enfrentam, através do preenchimento do seguinte formulário clicando AQUI ou través do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeEhr3Sc8YTBnGzzVSLOc4oceXv5PtXgrzTpOWNy6CqbUKjiQ/viewform
Com os melhores cumprimentos,
A DIREÇÃO NACIONAL