Informações Úteis
Comunicados
COMUNICADO Nº 07/2002 de 2008.3.24

Num afã incompreensível e inaceitável pela ousadia inaudita da metodologia seguida, pretende o Governo impor aos trabalhadores em geral e aos da função pública em especial, um pacote de medidas altamente gravosas, desrespeitando direitos adquiridos, anulando expectativas legítimas acalentadas ao longo de vidas de trabalho e defraudando todos aqueles que "pagaram" o tempo do serviço militar!

Demonstra, com tudo isto, ser um Governo prepotente, arrogante, ditatorial, desrespeitador das leis, a que primeiramente e para exemplo, deveria obedecer. Mostra uma postura nada compatível com o Estado de Direito Democrático que, nos dizem, é Portugal!

Não deixa de ser sintomático que foi há dez anos - a 13 de Novembro de 1992 - quando governava o PSD e chefiava o Governo Cavaco Silva, sendo Manuela Ferreira Leite (sempre ela) secretária de Estado do Orçamento, que teve lugar a primeira greve conjunta das três frentes sindicais da Função Pública. Esta será a segunda, a não ser que o Governo até lá suste o andamento tortuoso e inverta a marcha!

Pela sua gravosidade, enumeram-se algumas das medidas lesivas da nossa dignidade profissional, que o Governo pretende implementar contra os trabalhadores. São elas: 
 
• A privatização de serviços, funções e áreas da Administração Pública;
• A tentativa celerada de alterar o Estatuto da Aposentação;
• A ameaça de redução do poder de compra dos trabalhadores, através da intenção de utilizar a inflação média da União Europeia como referencial para as negociações salariais;
• O despedimento de trabalhadores que a título precário correspondem a necessidades permanentes dos serviços;
• A ausência de resposta às posições sindicais.
 
 
Tenha-se ainda presente, pelo que tem de nefasto, que foi já criado o quadro de supranumerários da Função Pública, destinado àqueles cujos serviços sejam extintos ou privatizados, que contém muitas e gravosas consequências para os trabalhadores que tenham a desdita de lá ir parar.

Esclarecemos, no entanto, que continuamos em negociações com o Governo, nas questões específicas dos Registos e do Notariado, sendo a nossa adesão a esta greve motivada pelas questões gerais acima enunciadas, que afectam todos os Trabalhadores da Função Pública.

Pelo antes enunciado, o STRN, decidiu ADERIR À GREVE NACIONAL DA FUNÇÃO PÚBLICA DE 14 DE NOVEMBRO, apelando a todos os trabalhadores dos Registos e do Notariado para que neste dia dêem ao Governo uma resposta enérgica e inequívoca, demonstrativa do nosso descontentamento pela sua actuação leviana, insensata e de legalidade mais que duvidosa.

SERVIÇOS MÍNIMOS:
no registo civil - Assentos de óbito e casamentos urgentes;
no notariado - Testamentos urgentes.


SAUDAÇÕES SINDICAIS

P.S. - Por favor, informe-nos por fax, para a correspondente sede da Zona, do número de adesões da sua repartição, referindo-nos, p.e. : adesão a 100%; de X trabalhadores, aderiram Y; etc. 

« voltar
Formação Profissional
Formação Profissional 2014
Ação de formação de “Excel Avançado”
Formação Profissional 2013
Formação Profissional 2011/2012
Formação Profissional 2011
Legislação
Deliberação (extrato) n.º 2359/2013
dr 2ª série_irn_promoção à ...

Portaria 109/2013 DR I série de 19 de Março_reorganização dos Serviços de Registos
portaria ...

Estatutos do IRN.IP
estatutos do irn.ip

Portaria n.º 286/2012

Portaria n.º 285/2012

Alteração do Regulamento Emolumentar dos RN - Decreto-Lei n.º 209/2012 de 19 Setembro
dr i serie_19 ...

ver todas »
Notícias Imprensa
Vila Real recebe Encontro Nacional dos Oficiais dos Registos e do Notariado
Notícias de Vila Real

Aprovado aumento da idade da reforma na função pública para os 65 anos
Público

Informatização avança nos Registos e Notariado
Público

Progressão na Carreira
Correio da Manhã

PEP no RNPC e Conservatória dos Registos Centrais
iGOV

ver todas »
Copyright 2020 © STRN - powered by Digitalwind